quinta-feira, 5 de abril de 2012

Páscoa, de onde surgiu a tradição do chocolate?





 A figura do coelho está simbolicamente relacionada a esta data comemorativa, pois este animal representa a fertilidade. O coelho se reproduz rapidamente e em grandes quantidades. Entre os povos da antiguidade, a fertilidade era sinônimo de preservação.

Mas o que a reprodução tem a ver com os significados religiosos da Páscoa? Tanto no significado judeu quanto no cristão, esta data relaciona-se com a esperança de uma vida nova. A figura do coelho da Páscoa foi trazida para a América pelos imigrantes alemães, entre o final do século XVII e início do XVIII.

 
Os ovos de chocolate vieram dos Pâtissiers franceses que recheavam ovos de galinha, depois de esvaziados de clara e gema, com chocolate e os pintavam por fora. Os pais costumavam esconder ovos nos jardins para que as crianças os encontrassem na época da Páscoa. Os ovos de chocolate, muito semelhantes aos que conhecemos hoje, surgiram inicialmente nos Estados Unidos no final do século XIX, e a partir daí se espalharam pelo mundo como um produto industrial. A partir do século XX, o Ovo de Páscoa adotou definitivamente o chocolate como matéria-prima e rapidamente de tornou um objeto de consumo.

Nesta semana especial não poderíamos deixar de frisar o verdadeiro sentido da PÁSCOA, que é vida! E não celebrarmos apenas a festa do chocolate, deveríamos dar uma folga para o coelhinho da páscoa.
Podemos nos inspirar no aspecto profundo da Páscoa sobre reflexão, como a esperança de vida nova, como podemos nos inspirarmos nos simpáticos coelhinhos ou nos deliciosos chocolates . Seja como for o que há de melhor nessa data é a festividade em FAMÍLIA.


Fonte: Inspiradas

Nenhum comentário:

Postar um comentário