segunda-feira, 9 de abril de 2012

Adegas encantadoras, inspire-se e monte a sua em casa!




O vinho é uma bebida saborosa apreciada há muitos séculos em muitas regiões do mundo. Não é historiado a primeira fabricação de vinho. Na antiguidade considerou-se que o vinho foi dado pelos deuses, na Grécia por Dionísio, no Egito por Osíris e em Roma por Baco. Essa bebida histórica ganha cada vez mais adeptos, sempre popular o vinho era e ainda é usado para comemorar ou para degustar acompanhando refeições. O armazenamento do vinho é realizado em adegas uma área específica. A adega mais antiga do mundo tem mais de 6 mil anos e foi localizada na Armênia. As adegas são ambientes elaborados para oferecer condições de armazenamento do vinho preservando a qualidade da bebida por muito anos. As adegas foram sendo adaptadas ao longo do tempo, sendo possível atualmente, ter uma em casa.

No mercado são comercializadas as adegas climatizadas, que são pequenos reservatórios parecidos com uma geladeira de tamanho bem reduzido, este tipo pode ser ajustado em qualquer cômodo da casa e é uma boa opção pra quem não tem espaço para construir uma adega maior. Para realizar a construção mais tradicional, com a disponibilidade de um espaço maior, é preciso escolher um local arejado, que não tenha contato direto com a luz do sol ou muito calor. É indicado que a adega fique no porão ou no centro da casa, por serem áreas menos propensas ao calor, mantendo a temperatura ambiente o que melhora a conservação dos vinhos.

 É possível também montar uma mini adega ou um móvel adega que armazene o vinho, o tamanho dependerá da quantidade de garrafas que serão armazenadas. O vinho deve permanecer em temperatura ambiente constante, se houver mudanças bruscas de temperatura o sabor e as características da bebida podem ser alterados. É importante ressaltar que as garrafas devem permanecer em posição horizontal com o fundo mais baixo em relação ao nível do gargalo. 


As adegas podem ser compostas com garrafas vazias, rolhas usadas e madeira como elementos decorativos. Se a escolha for usar porta de vidro neste ambiente recomenda-se a instalação de um climatizador ou vidro tratado com proteção solar. As dicas para construir adega em casa não param por aí, afinal, outros fatores são importantes para desenvolver um bom projeto. O acervo de vinhos precisa ser bem variado, para tornar mais saborosa à degustação. Seja flexível com as uvas, vinícolas e safras, respeitando a capacidade do espaço. 

Uma adega bem planejada conta com uma atmosfera aconchegante, decorada com meia luz, móvel para colocar as taças de cristais, pia e poltronas. Ao mesclar elementos do estilo rústico com o contemporâneo é possível obter um efeito estético impactante.Conheça mais algumas ideias:

 


 
      



Fonte: Click Obra

Nenhum comentário:

Postar um comentário