quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Curiosidades: Baladas ecológicas, uma tendência?




A tendência dos negócios verdes e empreendimentos sustentáveis chegou também ao ramo do entretenimento noturno. Nos Estados Unidos e na Europa surgiram recentemente diversos estabelecimentos preocupados com o meio ambiente e com o consumo consciente de energia e de bens naturais. Conheça as experiências vividas em algumas dessas casas e que prometem ajudar a transformar nossos conceitos de diversão e consumo e os primeiros reflexos desse movimento no Brasil.


Eco House
Esta casa de eventos em São Paulo é a primeira do Brasil totalmente voltada à preservação do meio ambiente. Com o auxílio da Susteinable Dance Club sua construção buscou minimizar o uso de recursos naturais. No projeto foi incluída iluminação natural, lâmpadas de Led, captação de água de reuso para a limpeza e gerenciamento de resíduos sólidos e orgânicos.

Club Watt
Instalada em Roterdã, na Holanda, é a primeira danceteria idealizada pela Susteinable Dance Club, empresa que já tem projetos no Brasil. Inaugurada em 2007, a casa conta com uma pista de dança eletromecânica sustentada por molas resistentes. A oscilação de alguns milímetros proveniente do movimento da dança ativa um sistema semelhante ao de um dínamo que é transformado em eletricidade. O resultado é uma economia de até 30% no consumo de energia e uma redução de cerca de um terço nas emissões de carbono.

Green House
A Greenhouse fica na Florida e foi a primeira no mundo a receber o certificado LEED (Leadership in Energy and Environmental Design). O club, que também tem uma filial em Nova York, foi todo pensado para ter o mínimo possível de impacto no meio ambiente. As paredes, o bar e as bancadas foram feitos de materiais recicláveis. A eletricidade vem da energia eólica e a iluminação é toda feita por lâmpadas de LED. A maior parte do menu de drinques é formada por bebidas orgânicas.

Tresor
A Tresor, em Berlim, promove a festa Hight Voltage. Depois do evento os organizadores calculam o valor das emissões de carbono resultantes da festa. O próximo passo é encaminhar uma doação a um projeto ambiental que represente uma economia equivalente à quantidade de carbono emitida pela festa.


Fonte: Catraca Livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário