quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Harmonizando Vinhos e Queijos


Vinho e queijo é uma combinação sofisticada e lembra noites mais frias, mas também remete a uma reunião agradável entre amigos e, principalmente, a um encontro romântico. Mas saiba que há queijos que ficam melhor se degustados com determinados tipos de vinhos. A harmonização entre eles fará com que a noite seja ainda mais especial!
O sommelier (especialista em vinhos) da Malbec do Brasil, Cesar Berardi, dá algumas dicas de como escolher o vinho certo para harmonizar com os diferentes tipos de queijos.
Primeiro é preciso saber que a gordura de certos queijos pede acidez. Além disso, sal em excesso pode não se dar bem com alguns vinhos!
Os queijos frescos de massa mole(frescal, ricota, requeijão, cottage, muçarela de búfala, de cabra fresco, etc), harmonizam muito bem com vinhos brancos leves e secos.
Exemplos: Sauvignons Blancs, Rieslings ou Chardonnays jovens e não-barricados (não mantidos em barricas de madeira).
Queijos de massa mole
Já os queijos macios (brie, camembert e coulommiers), vão bem com vinho branco estruturado (mais seco) e maduro.
Exemplos: Chardonnay barricado, ou tintos leves como um Pinot Noir, ou italianos Bardolino ou Valpoliccela.
Queijos de massa macia
Queijos maturados de massa semidura (emmental, gouda, saint-paulin, tilsit, port-salut) combinam mais com vinhos tintos jovens de médio corpo (intermediário entre vinho leve e encorpado).
Exemplos: Chileno de Merlot, Sangiovese Italiano ou espanhol sem passagem por madeira.
Queijos de massa semidura
Os maduros de massa dura (parmesão, pecorino, grana padano, manchego) pedem vinhos tintos estruturados, tânicos (aqueles que dão secura à língua) e maduros.

Queijos de massa dura
Por fim, os queijos azuis (gorgonzola, roquefort, stilton) caem muito bem com vinhos do porto - tintos, encorpados e frutados, jovens. Boas experiências também acontecem ao combinar esse tipo de queijo com vinhos de sobremesa (vinhos doces).

Queijos de massa azul
Bom apetite e saúde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário