terça-feira, 31 de julho de 2012

Perfil: Chef Henrique Fogaça, Sal Gastronomia

Perfil: 
Chef Henrique Fogaça

Minha história na cozinha começou com um certo gosto por cozinhar em casa. Fazia minhas refeições diárias e também arriscava uma culinária japonesa, pesquisava produtos que gostava. Esse interesse me levou à faculdade, que me fez ver toda a diferença de uma cozinha profissional. Fui me envolvendo conforme fazia estágio nos restaurantes e gostando cada vez mais. Depois de pouco tempo trabalhando no extinto NAMESA em 2005 tive a oportunidade de abrir o SAL em um micro espaço pensado para ser um café no pátio da Galeria Vermelho. Começou com lanches diferentes e um ou dois tipos de pratos diferentes que escrevia em uma lousa de vidro. O boca a boca foi forte e o espaço ficou pequeno. Reformei para ter um pouco mais de condições de trabalho e dar mais conforto aos clientes. A cada dia aprendo coisas novas e espero que isso continue assim por muito tempo.

Henrique Fogaça, chef-proprietário do restaurante Sal Gastronomia, abre a sua cozinha e ensina uma receita gostosa e saudável que costuma preparar em casa. Assista ao vídeo e aprenda a fazer um medalhão de filé mignon empanado e assado, com purê de batatas e brócolis no vapor:

 

Ingredientes: 

Azeite de ervas 
100 ml de azeite 
20 g de salsa 
20 g de alecrim 
5 g de tomilho 
1 colher (sopa) de 
1 colher (sopa) de suco de limão
1 pitada de sal

Carne e guarnições

16 ervilhas-tortas
800 g de filé-mignon
Sal e pimenta-do-reino moída grosseiramente na hora
500 g de batata
1 l de creme de leite
Noz-moscada
300 g de queijo gruyère
200 g de queijo parmesão
1 fio de azeite
Brotos de agrião e beterraba


Modo de preparar:
Azeite de ervas

Pique as ervas, misture todos os ingredientes e reserve.



Carne e guarnições 
Cozinhe a ervilha-torta em água fervente por 8 minutos. Em seguida, escorra-a e coloque-a numa bacia com gelo. Esse choque térmico ajuda a manter a cor do vegetal. Reserve. Corte o filé-mignon em quatro medalhões de 200 gramas, tempere com sal e passe na pimenta-do-reino até formar uma crosta em volta de cada medalhão. Descasque as batatas e corte-as em fatias de 0,5 cm de espessura. Coloque-as em uma assadeira intercalando as camadas com o creme de leite, pitadas de noz-moscada e os queijos passados na hora em ralador grosso. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno preaquecido a 180 graus por 40 minutos. Retire o papel-alumínio e deixe mais 10 minutos para gratinar. Em uma frigideira com um fio de azeite, frite o filé-mignon por 1 minuto de cada lado e leve ao forno por 8 minutos a 180 graus. Refogue a ervilha-torta em azeite. Retire a batata gratinada do forno, corte-a em quadrados. Disponha em um prato a batata, a ervilha e o filé-mignon regados ao azeite de ervas. Sobre a carne, use os brotos de agrião e beterraba para enfeitar.


Grau de dificuldade
fácil

Tempo de preparo
60 min
Quantidade
4 porções
Calorias
2 286 kcal a porção

Padronização da receita
Neide Rigo
Símbolos usados

quilo = kg; grama = g (para sólidos) 
litro = l; mililitro = ml (para líquidos)

Pesos & medidas (equivalência)

1 xícara = 240 ml
1 colher (sopa) = 15 ml
1 colher (chá) = 5 ml
1 colher (café) = 3 ml

Obs.: colheres sempre rasas



Nenhum comentário:

Postar um comentário