segunda-feira, 30 de julho de 2012

News: Vetisqueiro adere a Viticultura Sustentável



81f128b3b13a7b5316ac0c40b1f75979.jpg
Ventisquero é a primeira e única vinícola do Chile a ser certificada com 100% de produção sustentável

Sustentabilidade na Viticultura
O tema da sustentabilidade vem sendo discutido há vários anos e engloba todos os setores da economia mundial. Todos nós devemos pensar sustentavelmente, de forma a satisfazer nossas necessidades atuais, sem prejudicar as gerações futuras. E quando falamos em agricultura, em meio ambiente, este pensamento deve ser ainda mais ativo.

E foi pensando nisso que a Ventisquero investiu numa viticultura sustentável. As práticas adotadas pela vinícola incluem: controle de plantas daninhas e gestão integrada de pragas, canalização de córregos, sensores de umidade, irrigação controlada (economia de energia), uso de materiais orgânicos para melhorar a aderência das vinhas e minimizar a erosão do solo, gestão de resíduos, equipamentos de última geração, preocupação com segurança e bem-estar dos funcionários, uso de fontes renováveis de energia, etc.

Como resultado, o reconhecimento do Órgão de Certificação do Chile, que aprovou todos os vinhedos da Ventisquero, espalhados em várias regiões do país.

Além de tudo o que já foi dito acima, a vinícola ainda usa garrafas mais leves, a “EcoGlass”, em 99% da produção. E as caixas de vinhos são 100% feitas a partir de papelão reciclado com impressão de tinta à base de água.

Tudo isso sem prejudicar a qualidade dos seus vinhos, que são usualmente eleitos como excelentes em suas categorias. Desde o Ventisquero Reserva (Cabernet Sauvignon, Syrah, Carmenère, Merlot, Sauvignon Blanc, Chardonnay e Pinot Noir) ao top de linha Pangea, feito com a uva Syrah dos vinhedos de Apalta, no Vale Colchágua. Sem esquecer da linha Grey, que também já recebeu diversos prêmios.

Eu, particularmente, gosto bastante dos vinhos da uva Syrah. A Ventisquero soube investir bem nesta uva que tem tudo para ser a grande estrela dos vinhos chilenos, junto com a Cabernet Sauvignon e a Sauvignon Blanc, no caso dos brancos.

Sendo assim, em 2012, sejamos também sustentáveis. Nós também temos que mudar nossas cabeças e nossas rotinas para tentarmos deixar para nossos filhos, netos, bisnetos, o mundo que nossos tataravôs encontraram. E, porque não, dar valor a vinícolas que estão pensando de forma sustentável. Seria bom que todas pensassem assim. 

Por: Amanda Loyo

Foto: Divulgação
Fonte: Neo10

Nenhum comentário:

Postar um comentário