segunda-feira, 4 de junho de 2012

GreenBottle: a garrafa de vinho feita de papel!



A indústria do vinho tem se destacado nas abordagens para fazer a embalagem de seus produtos mais ecologicamente correta, como substituir as rolhas naturais pela de plástico para salvar árvores. Recentemente, a nova ideia partiu da empresa britânica GreenBottle, que lançou um protótipo de garrafa feita de papel e pretende colocar a novidade nas prateleiras, junto a produtores de vinhos e redes de supermercados, agora em de 2012.

A embalagem ecológica espera reduzir a pegada de carbono produzida na fabricação do produto para 10%, segundo o inventor Martin Myerscough. Os custos de transporte também serão reduzidos por causa da diminuição do peso do produto, que passa a ser de 55 gramas, contra as 500 gramas da embalagem de vidro.

Composta por papel e um fino revestimento plástico, a embalagem possui camada exterior de papel compostável e biodegradável que entra em um processo rápido de biodegradação natural e pode ser reciclada até sete vezes. Quando enviada para aterros, ela ocupa 0,5% do espaço de uma garrafa plástica.

Segundo o inventor, a garrafa ainda é inquebrável, pode ser adquirida pelo mesmo preço da de vidro e apresenta propriedades de isolamento, que a faz permanecer fresca durante mais tempo.
Na intenção de agradar os admiradores de vinhos, a forma da garrafa foi mantida. “Poderíamos ter sido mais radicais, mas não queremos que as pessoas fiquem muito assustadas. Se vamos mudar hábitos de consumo, precisamos levá-los ao longo do tempo delicadamente”, explicou o representante da GreenBottle ao portal do The Guardian.

As garrafas de papel são simples e fáceis de reciclar, e esse é o seu maior trunfo, de acordo com seu criador. “Basta separar a carcaça externa de papel da embalagem plástica, e depositar o material numa lixeira ou num centro de reciclagem”.





Nenhum comentário:

Postar um comentário