terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Harmonização de Verão: Vinho e Sorbet

O verão esta aí, e a temperatura só vem nos castigando!
Nessa época perdemos um pouco apetite devido o calor excessivo, mas para essa estação nada melhor do que preparar receitas leves e práticas para manter a disposição no dia-a-dia sem perder tempo. 

Nesse período saboreie receitas refrescantes e saudáveis que tornam seus dias muito mais agradáveis. Evite alimentos gordurosos e massas pesadas. Consuma frutas e sucos naturais durante o dia. 

Beba bastante líquido para manter o corpo hidratado. No calor nada melhor do que uma taçinha fresquinha de Champagne, não é verdade? E um gellato, um  sorbet então?! Hunm...

Mas afinal será que estas duas maravilhas do nosso verão harmonizam?

Para quem tem dúvidas, Sorbet é o irmão do sorvete, normalmente feito sem leite ou creme de leite, podendo se feito com bebidas alcoólicas e suco de frutas. Parecendo mesmo a nossa velha conhecida raspadinha. Pode ser servido como sobremesa, mas normalmente se serve para limpar o paladar entre pratos quentes ou antes do prato principal. É muito utilizado na alta gastronomia.

Por ser um produto para se consumir gelado, essa temperatura  anestesia as papilas gustativas, o que pode dificultar um pouco  a capacidade de saborear o vinho, mas com vinhos fortificados, como Moscatéis, Astis, Vinhos Licorosos ou de Sobremesa  é possível compor casamento perfeito!

Há inúmeros sabores de sorvete hoje em dia, mas basicamente temos os mais leves (de frutas, por exemplo) e os mais gordurosos (chocolate, baunilha, creme). Para os sorvetes de fruta a melhor combinação é um Vinho Branco Moscato, um espumante Asti, apesar do vinho ser doce a graduação alcoólica não é tão alta, por isso a combinação é perfeita! Para sabores trufados, um vinho do Porto Tawny é a combinação ideal! 

E hoje para harmonização perfeita indicamos:

Cava Freixenet Carta Nevada Semi-Sec 

Esta é a versão demi-sec da linha de frente da Freixenet, a  marca mais vendida e uma das mais conhecidas no mundo,  elaborada na região do Penedès, Espanha. 

Elaboração:
Este vinho é elaborado no Penedès com as três uvas autóctones tradicionais do Cava em quantidades iguais, a saber, Parellada, Xarel-lo e Macabeo. O vinho passa pela primeira fermentação em tanques de inox durante 10 a 12 dias, e depois é engarrafado, para receber a segunda fermentação pelo método tradicional. O vinho passa entre 12 e 18 meses em fermentação na garrafa. O licor de expedição adicionado ao final do processo é feito com o mesmo vinho do Cava, mas com estágio de 12 meses em barricas de carvalho.

Degustação:
É um Cava amarelo-palha claro, com reflexos verdes, perlage fino e de média intensidade e persistência.
Mostra aromas delicados de fruta cítrica, e florais. Após algum tempo é possível perceber leve fermento.
O açúcar residual é bem perceptível, mas sem se fazer enjoativo devido à boa acidez do Cava. Boa espuma, com cremosidade, persistência média (7-8 segundos) e retro-olfato lembrando levemente coco e abacaxi.

É um espumante bem leve, fresco. Uma boa opção aos que têm algum preconceito com espumantes demi-sec, pois este passa longe de ser enjoativo. Pelo contrário, é um daqueles que você consegue ficar bebendo sem parar.

Prêmios

2008: Medalha de Ouro Expo Vino - Lima, Perú 
2008: Medalha de Bronze Ottawa Wine & Food Show - Ottawa, Canada 

Experimente  harmonizar espumante demi-sec com sorbet de menta.  Aproveite o gostinho  mentolado que fica na boca após  essa combinação divina! A refrescância do Cava Demi-sec combina com o gelado do sorbet, dando aquela sensação borbulhante na boca e finalizando com um gostinho de menta. 


Ficou com água na boca?  Nós também!!!
Então corra para sorveteria mais próxima e não esqueça do seu vinho da JMatos Bebidas!rs


Fonte: Sil Vinhas

Nenhum comentário:

Postar um comentário