terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Dicas JMatos Bebidas: Vocabulário do Tabaco

Charuto é uma forma de preparação do tabaco para fumar. 
Pode ser feito à mão ou à máquina, geralmente fechado em uma das extremidades, que após a remoção de parte da cabeça (parte fechada do charuto) é aceso na outra extremidade e fumado a partir da abertura feita pelo corte. O seu nome provavelmente deriva da palavra ''Maia Sik'ar''.
O país que possui o título de melhor produtor de charutos do mundo, e o retém há décadas, é Cuba. Isto acontece por diversos fatores, entre eles, as condições climáticas, horas de iluminação solar, temperatura, umidade, condições do solo e outros. Uma região especial é Pinar del Río, única região de Cuba que produz os charutos chamados de "havanos" (qualquer charuto produzido fora dessa região não recebe essa qualificação).

Amplie seus conhecimentos sobre o mundo do tabaco com este glossário: 


Amarillo – Folha amarelada de capa cultivada na sombra (em tapados). 

Amatista – Pote de cerâmica ou vidro para 25 a 50 charutos, lacrado na fábrica.

Anilha: Também chamada de anel, é uma cinta de papel colocada ao redor da cabeça do charuto. Reza a lenda que Catarina, a Grande, ou nobres espanhóis inventaram as anilhas para impedir que as luvas brancas da época se manchassem. As anilhas frequentemente trazem impressa a marca, o país de origem e/ou a indicação de que o charuto é feito a mão. Desde que a folha de capa do charuto não rasgue, é indiferente deixar a anilha enquanto se fuma ou retirá-la. 


Blend: Mistura dos diferentes fumos de um charuto, abrangendo até quatro folhas de bucha. Produzir blends é uma arte, e os profissionais do ramo são responsáveis por manter ano após ano o sabor característico de uma marca. 


Bloom: Termo em inglês que significa "florescimento". No caso dos charutos, designa um fenômeno natural que ocorre no processo de envelhecimento dos charutos. 
Também chamado plume ("penugem"), é causado pelos óleos exsudados durante os estágios finais da fermentação. Aparece como pó fino e branco que pode ser cuidadosamente removido. Não deve ser confundido com o mofo de charuto, que tem cor azulada e mancha a capa. 


Boite Nature – Em francês, “caixa natural”. Caixa de cedro sem verniz em que alguns charutos são vendidos. Não levam pregos e contam com lâminas internas elevadas que protegem os charutos.


Book Style – Método para enrolar as folhas usado por alguns fabricantes, principalmente em Honduras. As folhas da bucha são empilhadas e depois enroladas como um pergaminho. Os charutos cubanos em geral usam o processo chamado de entubar, em que as folhas são primeiro torcidas uma a uma. 


Bouquet: O aroma de um charuto de boa qualidade. Charutos muito velhos ou mal armazenados perdem o bouquet. 


Box-pressed – Charutos de formato quase quadrado, pela pressão que sofrem dentro de caixas apertadas. 


Bucha longa: Em inglês, long filler: Termo usado para designar buchas que se estendem pelo comprimento do charuto. Charutos feitos a máquina freqüentemente usam bucha picada. 


Bucha: Também chamada de miolo, enchimento e tripa. Mistura de fumos que compõem a parte interna do charuto. Um bom charuto costuma conter entre dois e quatro tipos diferentes de folhas de bucha. 


Bull's eye piercer: Furador. Dispositivo para abrir a cabeça fechada de um charuto antes de fumá-lo. Esse furador cria uma abertura circular como a de um centro de alvo (em inglês, bull's eye). 


Bunch: Mistura de fumos de bucha que são combinados e unidos pelo capote para formar o corpo do charuto. 


Burros: As pilhas em que o fumo de charuto sofre a segunda fermentação. Têm cerca de 1,8 metro e são cuidadosamente monitoradas. 


Cabeça: Pedaço circular de folha de capa colocado numa extremidade fechada do charuto, aquela que precisamos cortar antes de fumar. A cabeça serve para evitar que a capa se desenrole. Os bons cortes deixam intacta parte da cabeça. 


Cabinet Selection – Caixas de madeira, em geral para 50 charutos, com tampa de correr. 


Calibre: Medida do diâmetro de um charuto, baseada em frações (1/64) de polegada. Um calibre 42, por exemplo, corresponde a 42/64 polegada. 


Candela: Designa um tom de capa que é verde brilhante, obtido graças a um processo de secagem a fogo de lenha ou, menos freqüentemente, de vela, o que fixa a clorofila das folhas de capa antes da fermentação. Também conhecido como double claro. 


Capa: Folha de fumo única, de alta qualidade, que envolve o charuto e o dá seu acabamento final. É muito elástica e, idealmente, não tem jaças. Em inglês, “wrapper”.


 Capote ou sub-capa: Folha de tabaco natural que dá sustentação ao miolo. 


Catador – Nome dado ao degustador profissional de charutos que avalia o sabor, a textura e o aroma, por amostragem.


Cedro: A madeira que é usada para fazer a maioria das caixas e dos umidificadores de charuto. 


Celofane – Espécie de papel fino e transparente usado para embrulhar individualmente alguns charutos, que por isso levam o nome de celofanados.


Cepo – Base com buracos de diâmetro variado, em geral de madeira, metal ou plástico, usada para conferir o calibre dos charutos.


 Chaveta: Termo em espanhol. Instrumento cortante usado pelos torcedores nas fábricas de charuto para recortar folhas de capa. 


Claro: Tom de capa entre o verde claro e o marrom claro. Também chamado de natural.


Colorado: Tom de capa entre o marrom médio e o vermelho amarronzado. Típico de charutos envelhecidos.


Connecticut broadleaf: Folha de capa escura frequentemente usada em charutos do tipo maduro. Cultivada no vale do Connecticut (EUA). 


Connecticut shade: Folha de capa lisa, elástica e marrom usada em charutos de primeira qualidade. Cultivada no vale do Connecticut (EUA). Como denota o termo "shade" (sombra), essa folha é cultivada sob cobertas de talagarça chamadas tapados. A luz solar assim filtrada cria uma folha mais fina e elástica. 


Corojos: Plantas de fumo que são escolhidas para folhas de capa e cultivadas sob cobertas de gaze. 


Corpo: A extensão entre a ponta e a cabeça do charuto. 


Corte em cunha ou V: Corte em forma de V que é feito na ponta fechada de um charuto. 


Cuban seed: Termo em inglês que significa "semente cubana". Em geral, designa fumo cultivado fora de Cuba, porém com sementes provenientes daquela ilha. 


Culebra – Três panatelas entrelaçados.
De sol: Fumo cultivado diretamente ao sol, o que cria uma folha mais espessa, com veios saltados. 


Destalo – Remoção do talo central da folha de tabaco.


Divino: segundo terço do charuto, no qual o aroma é rico, constante e a temperatura mais elevada. 


Double claro: O mesmo que candela. 


Draw: Termo em inglês que designa o fluxo do charuto.
Escaparates: Arcas resfriatórias onde os charutos são conservados na fábrica durante semanas ou meses, após terem sido torcidos. 


Feno: Primeiro terço do charuto, no qual há concentração de sabor e explosão de aromas. 


Fermentação: Tal como os vinhos finos, os bons fumos de charuto são produto da fermentação e continuam a passar por estágios adicionais de fermentação à medida que envelhecem. Após a colheita, trabalhadores amontoam as folhas de fumo em grandes pilhas (os pilones) e os umedecem para promover a primeira fermentação. As temperaturas em seu interior podem chegar a 60º C. 


Figurado – Termo que abrange os formatos não paralelos, como Belicosos, Torpedos, Pirâmides, Perfectos e Culebras.


Galera – Nome dado ao setor de produção nas fábricas de charutos de Cuba, onde ficam os torcedores. Nome de galera é o apelido que um determinado formato recebe dos trabalhadores.


Goma: Adesivo vegetal sem sabor que é usado para selar a folha de capa. 


Habano: Designação que, quando inscrita na anilha, indica que o charuto foi feito em Cuba, mas não necessariamente em Havana. Também se diz havanos ou havanas. Os cubanos falam simplesmente puros.


Habanos SA: A companhia estatal cubana que controla a produção do país. Antiga Cubatabaco. 


Higrômetro: Dispositivo que indica a umidade do ar. Usado para monitorar as condições no interior dos umidores. 


Homogenizado, capote: Capote feito de folha de fumo picado e celulose. Facilita a produção a máquina e pode ajudar a queima de certos produtos. 


Inalar: Ou tragar, o que não se faz com a fumaça do charuto. 


Leitor – Tradicionalmente, o locutor que lê notícias e romances aos torcedores, nas galeras. Hoje foi substituído pelo rádio, em muitas fábricas.


Ligeiro: Tipo de folha que imprime força ao charuto. 


Maço – Embalagem de celofane para charutos, normalmente com 25 unidades.


Maduro: Tom de capa que varia do marrom avermelhado muito escuro ao quase preto. A cor resulta de exposição mais demorada ao sol, de cozimento ou de fermentação mais longa. Não necessariamente um charuto escuro seja mais forte do que aquele com capa clara. 


Miolo: O mesmo que bucha. 


Mofo azul: Fungo potencialmente prejudicial que pode se formar em charutos armazenados a temperaturas demasiado altas. 


Óleo: O óleo é a marca de um charuto bem umidificado. Até charutos envelhecidos por um bom tempo exsudam óleo a uma umidade de 70-75%, nível no qual devem ser armazenados. 


Ombro: Região do charuto na qual a cabeça encontra o corpo. Se cortado abaixo do ombro, o charuto começa a desenrolar. 


Oscuro: Tom de capa escuro, mais que o maduro. Na maioria das vezes, refere-se a capas brasileiras ou mexicanas. 


Parejos – Charutos de formato tubular, comos coronas, churchills, panatelas and lonsdales.
Partidos: Importante região de cultivo de fumo em Cuba. 


Pé: Extremidade do charuto a que se acende para iniciar a combustão. 
Petaca: Caixa com 3 ou 5 unidades. 



Pilones: As pilhas em que o fumo de charuto sofre a primeira fermentação. Caso a temperatura no interior de um pilón fique alta demais, ele é desfeito para facilitar a fermentação. 


Planchas: Antes da fermentação, as folhas de fumo são estendidas sobre planchas (tábuas). 


Plug: Obstrução que às vezes ocorre no fumo e pode impedir que se "puxe" adequadamente o charuto. Às vezes é possível atenuá-la massageando suavemente o charuto. Charutos plugados ou travados são considerados defeituosos.


Ponta: O mesmo que feno. 


Premium: Charuto de qualidade superior, feito com folhas inteiras de tabaco, tanto no miolo quanto no capote e na capa.


Purina: Último terço do charuto, onde os aromas são mais suaves e frescos. 


Purito: Charuto pequeno, que na maioria das vezes não é feito a máquina e sim a mão. 


Puro: 1. Charuto, em espanhol. 2. Charuto com bucha, capote e capa de mesma origem. Historicamente o termo se aplicava aos charutos cubanos, mas hoje seu uso é mais amplo. 


Puxada: A quantidade de ar que o fumante aspira pelo charuto aceso. Charutos bem feitos têm a puxada fácil, gerando a fumaça fria. Se a puxada for fácil demais, a fumaça será demasiado quente. Se o charuto estiver travado e a puxada for ruim, o ato de fumar não será relaxante. 


Queima - Combustibilidade do charuto.


Quente: Termo usado para descrever charutos que não têm bucha suficiente e,por isso, oferecem puxada rápida e frouxa. Charutos "quentes" tendem a um sabor adstringente, em vez de suave. 


Rezagos – Charutos que não foram aprovados pelo controle de qualidade. 
Rugosidade: A granulação característica das folhas de capa menos lisas, como, por exemplo, as de Camarões. 


Seco: Tipo de fumo de bucha que contribui freqüentemente para o aroma e costuma ter intensidade média. Folha que dá ao charuto sua "finesse". 



Selo de Garantia – Usado para lacrar as caixas de charutos. Pode ser do governo ou do fabricante.


Semi-varnished – Caixa de cedro com fina aplicação de verniz opaco em que alguns charutos são vendidos. 


Tapado: Coberta de talagarça sob a qual se cultivam folhas de capa. 


Tercios: Fardos cúbicos de 60 a 70 quilos, cobertos com pranchas de madeira extraída de palmeiras cubanas, nos quais o fumo fermentado é despachado para as fábricas.


Torcedor: O especialista que torce (enrola) charutos nas fábricas. Também chamado de tabaqueiro.


Torcido a mão: Todos os charutos feitos a mão são torcidos (enrolados) também manualmente. No entanto, alguns charutos "torcidos a mão" são feitos a máquina até o ponto em que a capa é aplicada manualmente. 


Tripa: O mesmo que bucha. Em inglês, “filler”. Os charutos podem ser long filler (tripa longa), medium filler (tripa média) e short filler (tripa curta), conforme o tamanho das folhas usadas em sua elaboração.


Tubos: Os charutos podem ser acondicionados em tubos especiais de madeira, metal ou vidro. 


Umidor: Câmara ou caixa projetada para manter a umidade e a temperatura adequadas à conservação e envelhecimento dos charutos. Ali, a umidade deverá manter-se ao redor de 70-75% e a temperatura, dos 18º-20ºC. 


Vega: Plantação de tabaco para charuto. A mais famosa é a Vega Robaina, de onde sai o fumo para o charuto de mesmo nome. 


Veio: Parte estrutural das folhas. Veios proeminentes podem ser defeito em capas.


Vintage: Termo que significa "safra de qualidade especial". Quando usado em referência a charutos, indica o ano em que se colheu o fumo, e não o ano em que se fez o charuto. 


Viso: Folha de capa lustrosa que é cultivada à sombra. 

Volado: Tipo de fumo de bucha que é adicionado em razão de suas propriedades combustíveis. 

Vuelta Abajo: Região cubana onde crescem os melhores tabacos do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário