segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Os Benefícios da Uva Tannat


Há poucos dias apareceram em diferentes sites europeus artigos sobre o varietal tannat e suas bondades terapêuticas. Isto aconteceu também num jornal digital argentino. Tudo aponta a pensar que está chegando um grande momento para a expansão dos vinhos tannat a nível global.

Na Irlanda, no Jornal The Independent foi publicado o artigo   Louco pelo Madiran relatando sobre envelhecimento que existia uma região na França onde os índices de longevidade eram maiores, e a causa disso era o vinho tinto da região. 

Hoje, o berço da cepa Tannat é o Uruguai. O país está na mesma latitude que as melhores regiões vitivinícolas da Argentina, Chile, África do Sul e Austrália, porém a uva desenvolveu melhor em terroir uruguaio.
Localizado entre a Argentina e o Brasil e voltado para o Oceano Atlântico e o Rio de la Plata, possui um território de 177 mil km2 . A produção de vinhos no Uruguai teve inicio no final do século XIX, com a imigração de bascos e franceses para a região. Um deles, Pascual Harriague, teria sido o introdutor da variedade Tannat na região, que até hoje se vê sendo produzida no país.

A Tannat, como seu próprio nome indica, é uma uva com grande quantidade de taninos, que são os elementos que além da cor, dão ao vinho tinto sua característica de maior ou menor adstringência, pois possuem a capacidade de coagular a saliva, dando a sensação de adstringência na boca.


A Variedade Tannat é rica em antioxidantes naturais, que também ajudam a prevenir doenças, entre elas, alguns tipos de câncer.




Muita gente torce, literalmente, o nariz para a uva pois tem na memória um vinho muito adstringente. Mas quando o vinho é bem trabalhado e a vinícola possui a qualidade de elaboração, o vinho torna-se elegante e esta característica marcante da uva ressalta suas qualidades e torna este estilo de vinho uma boa alternativa para as carnes, como as parrillas, o corte uruguaio por excelência.


Sugestão do dia: 

Vinho Pisano RPF Tannat

Ótimo tinto da casta Tannat, a melhor e mais plantada do Uruguai, onde ela se mostra menos dura e tânica que na rua região de origem, Madiran, mas continua cheia de corpo e cor. O bouquet é concentrado e o palato macio, rico e bastante saboroso. O RPF foi recomendado pela revista do Guia Peñin, o mais respeitado guia espanhol de vinhos.

Produtor: Pisano
País: Uruguai
Região: Uruguai
Uva: Tannat (100%)
Vinhedos: Vinhedos em solos argilo-calcários e clima frio atlântico, situados no município de Progresso, no departamento de Canelones, na região costeira sul do Uruguai.
Vinificação: A fermentação alcoólica ocorre em cubas de aço inoxidável, com a temperatura controlada entre 28-32ºC, sendo de 20 dias o tempo de contato com as cascas. A fermentação malolática é induzida, já nas barricas novas de carvalho francês.
Maturação: Maturado em barricas de carvalho francês.
Temperatura de Serviço: 18 a 20ºC
Teor Alcoólico: 14
Sugestão de Guarda: de 5 até 10 anos
Combinações: Carnes com gordura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário