terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Buffet democrático, uma receita de sucesso!






Algumas noivinhas já devem ter se deparado com situações como essas (por serem elas mesmas a ter alguma necessidade alimentar especial, por ser o noivo ou mesmo algum parente próximo que pode perder a festa por nada!), e certamente ficaram preocupadas com o que fazer!
Mas com alguns cuidados e uma boa conversa com o cerimonial ou diretamente com o buffet, é possível contornar o "problema" e permitir que todos participem (sem passar fome!) do "Grande Dia":


Muitas pessoas, por diversos motivos, têm necessidades alimentares especiais, como os diabéticos, celíacos, veganos,  pessoas alérgicas a um determinado alimento, etc e necessitam de certos cuidados na hora de comer. E na hora de organizar uma festa, essas necessidades podem parecer um "problemão" a primeira vista! 
1) É necessário saber qual (quais) a(s) necessidade(s) da pessoa e se ela faz alguma dieta de restrição.

2) É importante saber se há algum item "proibido" para a pessoa. Em alguns casos, como na Doença Celíaca, a pessoa não pode nem comer um salgadinho (isento de glúten, obviamente) que tenha sido frito na mesma gordura que outros salgadinhos que tenham farinha de trigo na composição, pois só isso já é suficiente para desencadear reações alérgicas!

3) Converse com a cerimonialista, com os fornecedores ou com a pessoa responsável pelo buffet, explique a situação e veja se há algumas opções para a pessoa em questão. Caso o buffet não tenha nada de imediato, peça para que algumas opções sejam disponibilizadas, mesmo que haja um custo adicional, acho que vale a pena.




Diabéticos precisam ter cuidado com sucos adoçados com açúcar e refrigerantes comuns, além dos doces e bolo. Geralmente os buffets disponibilizam a opção dos refrigerantes light/diet/zero e é possível pedir que os sucos não sejam adoçados com açúcar. Quanto aos doces e chocolates, é importante conversar com o fornecedor para verificar a disponibilidade da versão sem açúcar.



Pessoas com intolerância a lactose precisam ficar longe de alimentos a base de leite. Quanto aos salgadinhos, sempre há as opções a base carne, frango, camarão, bacalhau. É preciso ter cuidado com molho branco e a base de queijo. Quanto aos doces, a maioria é a base de leite, mas é possível ver com o fornecedor a possibilidade de encomendar chocolates isentos de leite e alguns docinhos sem leite.


Já os alérgicos às proteínas do leite de vaca, precisam de cuidado redobrado, pois qualquer quantidade de leite ou derivados, por menor que seja, pode desencadear graves reações alérgicas e as recomendações são mais rígidas que as dos intolerantes a lactose. No caso dos alérgicos, nem alimentos com baixo teor de lactose podem ser ingeridos! Essa recomendação precisa ser reforçada junto ao fornecedor.


Os celíacos são pessoas que possuem alergia ao glúten, uma proteína presente no trigo, no centeio e na cevada. Como praticamente todos os salgadinhos e o bolo são feitos com farinha de trigo, é preciso checar a viabilidade de se conseguir um prato totalmente isento de glúten, que pode ser uma salada, um risoto, um prato a base carne, peixe ou frango, tendo-se o cuidado com os acompanhamentos e molhos, que não poderão ser nenhuma massa, por exemplo, nem molho branco.

No espírito dos casamentos ecológicos, muitos noivos optam por um buffet vegetariano ou vegano. Esses não consomem nenhum tipo de carne e/ou derivados de origem animal. Hoje as escolhas já são ilimitadas e muitas delas podem ser conhecidas através dos sites especializados. A imaginação é o limite, mas consultando as páginas online das empresas especializadas você pode encontrar sugestões como pastéis de proteína de soja e azeitonas, aipim frito com queijo, creme de mandioquinha com folha de couve e abobrinha, caldinho de feijão com alho frito ou bolinhos de feijoada vegetariana recheados com couve à mineira.

E por aí vai, as necessidades especiais são muitas, mas com uma boa conversa (com o portador da necessidade e com os fornecedores) certamente será possível fazer uma comemoração onde todos possam participar, sem sentirem-se excluídos!
Dúvidas e sugestões podem ser enviadas para o e-mail: 


Nenhum comentário:

Postar um comentário