segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Bebidas Alcoolicas e Veganismo

Veganismo é uma filosofia de vida. Uma escolha por uma vida saudável e ética, não apenas do ponto de vista de saúde, mas também social e moral. É saudável para quem pratica, é saudável para o meio ambiente e, obviamente, é saudável para a vida dos animais .

Os Veganos reconhecem que os animais têm direitos. Principalmente direito a Vida e a Liberdade. Para ser coerentes com este princípio, os Veganos são contra a exploração dos animais, seja para quaisquer fins. Portanto, contra a utilização dos animais como comida carne, leite, etc), vestuário (casacos de pele, sapatos e cintos de couro), diversão (rodeios e circos), experiências científicas, transporte, esporte, comércio de animais e etc.

O estilo de vida vegano não exclui o consumo de bebidas alcoólicas em sua dieta, a bebida em seu contexto social é um c

omponente de inclusão importante em quase todas celebrações.

Apesar da batalha constante dos vegans por uma normatização que regule a rotulagem de produtos ''veganos'' e ''não-veganos'', ainda não há um guia oficial para consulta no Brasil. E também tão pouco é difundido por parte dos próprios produtores, resultado: carência de informação. Alguns veganos por sua vez fazem ''trabalho de formiguinha'' entram em contato nos SAC e FAQS das empresas e coletam informações seguras para posteriormente compartilham e divulgarem para a comunidade através das ativas redes sociais e sites.

Atualmente poucos profissionais estão preparados para atender esse público exigente e antenado. E a demanda é enorme, segundo o último IBOPE são quase 18 milhões de brasileiros vegetarianos (os animais agradecem!) e com os perfis mais variados, sempre buscando qualidade, variedade, conduta ética, compromisso, inclusão e principalmente respeito com a vida.

Confira na lista abaixo, uma seleção de bebidas veganas (livres de exploração animal):

VINHOS

Em técnicas mais tradicionais algumas vinícolas utilizam de produtos de origem animal após a fermentação para refinamento do vinho. Atualmente as alternativas ''não-animais'' incluem pedra calcária, caulino e "kieslguhr" (argilas), caseína de plantas, gel de sílica e placas vegetais para o processo.

Marcas de Vinhos veganos:

Quinta da Esteveira

Quinta da Comenda

Dão

Cormaieur

Valduga

Piagentini

Miolo

Cooperativa da Covilhã

Perini

Lidio Carraro

Dom Cândido

Chesini

Lerentis

Família Tasca - Decio Tasca

Marco Luigi

Boscato

Campo Largo

Marques da Casa Concha

Casillero Del Diablo (apenas os tintos)


CERVEJA

A cerveja é uma bebida que resulta da fermentação alcoólica por uma levedura de um mosto obtido através de matérias-primas vegetais, alguns processos utilizam de matérias e/ou auxiliares tecnológicos de origem animal para acelerarem algumas etapas e corrigirem algumas instabilidades. Porém grandes marcas optam por produtos 100% vegetais e utilizam de correctores do teor enzimático dos maltes: enzimas amilolíticos, proteases e glucanases - de origem bacteriana e/ou fúngica) somente de origem vegetal.

Marcas de Cervejas Veganas:

Super Bock
Jansen
Imperial
Golden Beer
Benfica
Sporting
F. C. Porto
Cergal
São Jorge
Topázio
Ónix
Heineken
Budweiser
Kronenbourg 1664
Wilford
BUD
Coruja
Duff Beer ( Sim, a cerveja do Homer Simpsnon chegou ao Brasil!)

SPIRITS, DESTILADOS E AFINS

A produção da maioria das bebidas destilados, ou spirits, já chegou a envolver o uso de resquícios de substâncias animais. O uso de alguns corantes de origem animal e açúcar refinado de cana, poderiam afastar alguns vegans, mas soluções a base de beterraba eliminam esse problema. A vodka, que antes usava produtos de origem animal, é actualmente filtrado usando carvão de lenha.

Bebidas veganas:

Cockspur Rum
Cointreau
Croft Vintage Port
Gilbeys Gin
Jack Daniels
J&B Whisky
Malibu
Metaxa
Popov Vodka
Romana Sambuca
Sappline Gin
Singleton Whisky
Smirnoff vodkas
Southern Comfort
Safeways all spirits

Nota: Bebidas Kosher em sua maioria são isentas de qualquer produto de origem animal!

Esta lista é bem enxuta, pois não há muitas fontes disponíveis aqui no Brasil, mas em caos de dúvida contate você também os fabricantes e compartilhe conosco. Para consultar se uma bebida alcoólica importada é vegana ou não, acesse o site '''Is It Vegan'' e entre na a área "Drink": www.isitvegan.info, "Vegans From Mars'' www.vegans.frommars.org/wine, ''Vegan Society''
www.vegansociety.com/AFSSearch.aspx?searchString=wine, ou www.barnivore.com/wine.

E a JMatos Bebidas esta prepara para atender da melhor forma possível seus clientes vegans ou não, oferecendo consultoria, degustação, cotação, faça uma visita, surpreenda-se!

Refências: Centro Vegetariano e Vista-se




2 comentários:

  1. Oi bom dia!

    Somos a Italia mais uma Importadora de Vinhos Italianos, e temos em nossos portifolio vinhos veganos....

    ResponderExcluir
  2. Anonimo, boa tarde!

    Qual o cvontato de sua importadora?

    muito obrigada,

    ResponderExcluir