terça-feira, 30 de agosto de 2011

A Fascinante História de Dom Pérignon

HISTÓRIA: Fazer o « Melhor Vinho do Mundo »

• Foi necessário um espírito visionário e excepcional ousadia para estabelecer tal ambição ao final do século 17. Entretanto, visão e ousadia eram características naturais para Pierre Pérignon. Antes dele, havia apenas o que se conhecia por vinho de Champagne. Com intuição surpreendente, Dom Pérignon foi o primeiro a perceber a fabulosa promessa de luxo.

• Através de tais esforços é que Champagne entrou em um novo mundo. Em 1668, o jovem monge Pierre Pérignon assumiu a responsabilidade pela cave na Abadia Beneditina de Hautvillers, nas serras ocidentais de Marne. Seu objetivo era fazer prosperar os recursos da abadia, iniciando pelos seus vinhedos para Fazer o melhor vinho do mundo. Ele tinha 30 anos, e até a sua morte em 1716, ele perseguiu sua ambição sem desvios.

ELABORAÇÃO: O Compromisso do Chef-de-Cave

• Até o presente, Dom Pérignon tem mantido a visão de luxo verdadeiro de seu fundador: sempre excelente e, no entanto, em contínuo processo de aprimoramento. A produção de cada safra envolve um delicado trabalho de assemblage e ajustes sempre diferentes até que o misterioso equilíbrio entre as uvas de Dom Pérignon (chardonnay e pinot-noir) possa ser alcançado.

• Este delicado exercício é cheio de riscos. O « assemblage » de cada safra de Dom Pérignon é um gesto de criação no sentido mais inspirado e ousado do termo. O esforço extra que acompanha sua produção capacita cada safra a expressar seu caráter único ao mesmo tempo em que reafirma (através deste caráter único) o estilo atemporal de Dom Pérignon.


DOM PÉRIGNON OENOTHÈQUE


Eterno tributo à sua busca pela perfeição,

o Oenothèque representa a segunda vida de uma safra.

• O Chef de Cave guarda uma pequena parcela de cada safra, na própria cave, para que elas atinjam um novo pico de intensidade e complexidade. Cada garrafa de Oenothèque passa pelo processo de dégorgement à la volée, é degustada e aprovada pelo enólogo.

• Um dos segredos de Dom Pérignon é seu fascinante equilíbrio entre juventude e maturidade. Este equilíbrio permite que o vinho envelheça elegantemente por tempo ilimitado. 

Para alcançar o estilo Dom Pérignon, as safras são lançadas somente após envelhecerem nas adegas por no mínimo 7 anos. Porém uma pequena parte de cada safra é conservada nas adegas por mais tempo para continuar sua evolução e potencializar suas qualidades naturais. 

Só uma pessoa – O Chef de cave Dom Pérignon – pode decidir quando e se uma safra será lançada e comercializada. Ao ser liberada pela segunda vez, ela ganha o nome de Dom Pérignon“Oenothèque” (acervo de vinhos).

• O rótulo Oenothèque indica que uma safra Dom Pérignon atingiu também o seu segundo auge de maturidade, com intensidade otimizada (15 a 20 anos depois da colheita) ou seu terceiro pico, com complexidade otimizada (depois de 30 anos de envelhecimento).Até hoje, apenas 16 safras tiveram a honra de se tornarem OEnothèque.


“Dom Pérignon Oenothèque é a expressão suprema de um vinho cujo estilo desafia o tempo.”

Richard Geoffroy, Chef de Cave.



Nenhum comentário:

Postar um comentário