terça-feira, 13 de novembro de 2012

DIY: Molho Pesto Tradicional


Pesto é um molho italiano, originário de Gênova, na Ligúria, norte da Itália.Embora existam variações, o molho pesto é composto de folhas de manjericão amassadas com azeite, pinhões, alho e sal. Após adicionar o molho à massa cozida, adiciona-se uma porção de queijo parmesão ou pecorino.” Wikipedia

Quem não conhece o Molho Pesto não dá o mínimo valor, mas saibam que estão perdendo muito pois é um molho MA-RA-VI-LHO-SO! Simples, tradicional e delicioso! Você pode comprar pronto no mercado, mas nada melhor do que poder fazer em casa, pois é bem mais em conta e  além de mais saboroso!

MOLHO PESTO
Ingredientes:
  • 75g de folhas de manjericão (usem uma balança de precisão!);
  • 1 colher de sopa de Pinoles (Pinhões)* ou castanha;
  • 100 ml de azeite de oliva extra-virgem;
  • 2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado;
  • 2 dentes de alho;
*Os pinoles, ou pinhões, não são muito baratos comparando com a castanha, mas poxa, você vai usar tão pouquinho que vale a pena! ;
Modo de Fazer:
Em um processador, se não tiver o liquidificador serve, mas dá um pouco mais de trabalho,  coloque o manjericão, o alho, os Pinoles e o queijo.
Pesto
Pesto
Pesto
Pesto
  • Coloque o azeite aos poucos, enquanto o processador ou liquidificador estiver ligado até formar um purê como a foto abaixo. Tempere com sal e pimenta, mas cuidado porque o queijo parmesão já é salgado!

Pesto
Tá pronto! Agora é só cozinhar o macarrão de sua preferência, escorrer e misturar o molho com o macarrão quente!
Pesto - Tudo junto ou misturado?
Com base no Livro Chefs – Segredos e Receitas


Nenhum comentário:

Postar um comentário