segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Dia da Cerimonialista


O Plenário do Senado aprovou desde 2009 o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 203/08 que institui o Dia Nacional do Cerimonialista, a ser comemorado em 29 de outubro, hoje.
A proposta foi apresentada pelo deputado Arnaldo Jardim (PPS-SP). Na justificação da matéria ele lembra que a data marca a criação do Comitê Nacional do Cerimonial Público, em 1993. O autor lembra que a atuação do comitê foi fundamental para o reconhecimento, por parte da sociedade, da importância da função de cerimonialista, "que deve ser exercida por profissional preparado, com formação especializada".
Relatada na Comissão de Comissão de Educação, Esporte e Cultura (CE), pelo senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS), a matéria teve como relator substituto (ad hoc) o senador José Nery (PSOL-PA).
O relator apontou a importância da atuação do cerimonialista para o sucesso dos eventos e cerimônias públicas e privadas, acrescentando que "a presença desse profissional na organização e administração de eventos, tornou-se cada vez mais imprescindível". O relator afirma que a atividade também se transformou em "uma profissão altamente especializada". Entre as qualidades do cerimonialista, citou a tolerância, a hospitalidade, a cortesia e uma boa formação cultural.
Créditos Imagem: Elda Ribeiro
Fonte: Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário