sexta-feira, 22 de junho de 2012

Grog, o drink de esquentar!

Grogue de Cognac 

Grogue (ou grog, como também pode ser encontrado por aí) tanto pode definir um drink como uma categoria de misturas baseadas em água fervente e destilado. Sua origem tem algumas versões diferentes, mas a maioria menciona um tal de Capitão Grog, da marinha britânica, que teria emprestado o apelido (não, não é nome não) a mistura.

Originalmente chamado de Irish coffee, era servido aos marujos desse capitão na costa irlandesa. Diferente do Irish de hoje em dia, preparado com café e uísque, era feito com base em destilado de cereais e água fervente. Outra versão diz que o próprio manda-chuva: Vernon, também chamado de Old Grog, em razão do cascão que vestia sempre, na costa do caribe, estabeleceu o rum de viagem dos tripulantes fosse diluída em água, enquanto a dos oficiais não mudaria. 

Acredito que atualmente a forma mais difundida do drink seja feita com cognac e outros brandys, que são destilados de vinho temperados com especiarias, e não têm nada a ver com o nosso conhaque, feito de cachaça. Achei o sabor e aroma impressionantes, principalmente pela simplicidade de seu preparo. 

Ingredientes:
- 1 dose (50ml) de cognac
- 250 ml de água fervente
- açúcar a gosto
- raspas de casca de limão
- Um pau de Canela se desejar para decorar

Modo de Preparo:
Coloque em uma caneca o açúcar, as raspas de casca de limão e o cognac. Em seguida, acrescente a água fervente. Enquanto esfria um pouco, uma dica: aprecie o cheiro que o brandy exala. É delicioso.

Essa versão de cognac não precisa de outras especiarias, pois a bebida base já é temperada. Agora na versão com rum, por exemplo, é comum a adição de cravo e canela. Outra coisa certa sobre os grogues é que eles são os parentes mais velhos do nosso tradicional e brasileiríssimo "Quentão''.

Fonte: Bar do Celso

Nenhum comentário:

Postar um comentário