quinta-feira, 24 de maio de 2012

Chivas Regal, o luxo engarrafado!


Sabor, história e paladar se mesclam com perfeição em seus uísques de qualidade indiscutível, principalmente entre os apreciadores e conhecedores da bebida. Quer seja envelhecido 12, 18, 21 ou 25 anos, suas qualidades seduzem e unem uma verdadeira confraria de apreciadores em todo o mundo. Os uísques CHIVAS REGAL representam o luxo do líquido sagrado vendido em garrafas.
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A história
A história começou com o fazendeiro Robert Chivas, pai de 12 filhos, entre eles James e John, que caminharam 20 milhas para tentar a sorte na cidade portuária de Aberdeen na Escócia. John começou a trabalhar em uma tecelagem e seu irmão James encontrou emprego com William Edward, numa loja de comidas e bebidas. Com a morte de Edward, em 1801, James Chivas assumiu os negócios junto com o sócio Charles Stewart, e criaram a Stewart & Chivas, que vendia cafés, temperos exóticos, produtos franceses e rum caribenho. Durante a visita da Rainha Vitória à Escócia, em 1842, a família real adquiriu muitos produtos da Stewart & Chivas e, no ano seguinte, James Chivas ganhou o selo real como “Provedor de Mantimentos para Sua Majestade”. Ainda nesta década, eles começaram a adquirir barris de carvalho para futuramente produzir sua própria mistura de uísques.
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E então, na década seguinte, devido aos insistentes pedidos de seus clientes, eles passaram a produzir uma mistura própria de uísque, batizada inicialmente de Glen Real Dee, que alcançou rapidamente grande sucesso entre os escoceses por sua suavidade, muito diferente de outros uísques da época. Devido à alta qualidade da bebida, sua fama se espalhou por todo Reino Unido e rapidamente chegou até a Inglaterra. Em 1857, James dissolveu a sociedade e chamou seu irmão, John, para juntos fundarem a CHIVAS BROTHERS, nome que permaneceu mesmo depois da morte de John, em 1862. A destilaria foi pioneira na arte de mesclar os melhores uísques de malte e de grão da Escócia, principalmente os uísques de Speyside (coração da Escócia). James colocou seu filho Alexander no negócio em 1879, introduzindo-o na arte da destilação de uísques. Alexander aprendeu bem com o pai, pois as lojas da família não paravam de prosperar e a CHIVAS produzia uísques cada vez melhores.
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O uísque CHIVAS começou então sua escalada rumo ao sucesso, se tornando um dos favoritos entre os escoceses. Foi somente em 1909, que a empresa introduziu no mercado o famoso uísque com a marca CHIVAS REGAL. Ele se transformou no primeiro uísque de luxo do mundo quando foi exportado de Aberdeen para Nova York, com o objetivo de atender ao paladar sofisticado da alta sociedade norte-americana. Porém, com o início da Primeira Guerra Mundial e a Lei Seca nos Estados Unidos, esse uísque praticamente desapareceu do mercado. Logo após o encerramento da Lei Seca nos Estados Unidos, por volta de 1936, o uísque CHIVASREGAL foi relançado no mercado, agora envelhecido 12 anos, e rapidamente ganhou status e se tornou popular no mercado americano. Durante a Segunda Guerra Mundial, como grande parte da Europa, a destilaria passou por tempos difíceis. A falta de produtos e o racionamento interromperam a produção de uísques. Graças à política astuta de manter o estoque, iniciada pelo velho James Chivas, a empresa conseguiu sobreviver ao cataclisma.
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Poucos anos após o término do conflito, em 1949, a empresa foi comprada pela Seagrams, fazendo com que seu famoso uísque ganhasse uma melhor e maior distribuição no mundo, além de muita força no marketing e na propaganda. Em 1950, a Chivas Brothers começou a procurar uma destilaria para garantir o suprimento de malte uísque. A escolhida foi Strathisla, a mais antiga das Highlands (terras altas), inaugurada em 1786 e situada às margens do Rio Spey, famoso pela pureza de suas águas. O estilo pitoresco, o telhado em forma de pagode ornamentado, o clima perfeito para produzir maltes puros e suaves. É dali que saem algumas das melhores obras de arte engarrafadas por CHIVAS até os dias de hoje. Durante esta década a marca CHIVAS conquistou um fã de peso: Frank Sinatra, que em suas apresentações exigia somente uísque CHIVAS em seu camarim.
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Em 2001, a destilaria foi comprada pelo grupo francês Pernod Ricard. Nesse mesmo ano, a Chivas Brothers completou 200 anos de fundação. E como presente para seus fiéis consumidores preparou um brinde especial para este bicentenário: as garrafas ganharam novo design e foram criadas três latas colecionáveis. O bônus era um livro, “Chivas 200 anos 200 Dicas”, que continha em pequenas doses, receitas, fatos históricos, informações sobre a produção e curiosidades variadas em torno do uísque. Entre 2002 e 2008 as vendas do uísque CHIVAS cresceram 61% no mundo
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A marca sempre investiu em parcerias com grandes nomes internacionais para redefinir a garrafa de seu uísque. Nomes como Evan Douglis, Alexander McQueen e Vivienne Westwood já imprimiram seu estilo nas garrafas de edições limitadas de CHIVAS. Recentemente, em 2009, a marca CHIVAS se uniu ao renomado estilista francês Christian Lacroix para criar uma edição limitada de seu uísque 12 anos. Na garrafa magnum (de 1,5 litros), “vestida com uma capa prateada” e vendida nas lojas de free shops dos principais aeroportos do mundo, foi aplicada uma técnica de metalização a laser para criar um visual exuberante. Recortes em formato de ícones e brasões da marca CHIVAS permitiam que o uísque fosse visualizado criando um efeito dourado. A edição limitada, restrita a apenas 15.000 garrafas, foi projetada para expressar a essência da marca, o luxo exuberante, a audácia, a autenticidade e o glamour. A parceria fez tanto sucesso que em 2010 o estilista francês colaborou para criar outra exclusiva garrafa, desta vez para o CHIVAS 18. Revestida em um tecido de tapeçaria, com elegantes bordados em jacquard francês, a caixa do uísque, que lembra um singular porta-jóias usado pela antiga nobreza européia, reflete toda a extravagância e o detalhamento do trabalho artesanal. Internamente, a caixa é revestida com uma superfície espelhada, lembrando uma antiga relíquia da realeza. Dentro da embalagem, revela-se a garrafa, que recebeu uma técnica especial de metalização e decoração a laser, em um design extremamente luxuoso. Apenas 3.000 garrafas foram produzidas, com preço sugerido de US$ 495. 
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O luxo em garrafas 
A família de uísques CHIVAS REGAL é mundialmente reconhecida por sua qualidade excepcional. Resultado de um cuidadoso processo de envelhecimento dos maltes em barris de carvalho por 12, 18 e 25 anos, CHIVAS REGAL promove a celebração de momentos especiais. 
CHIVAS REGAL 12 YEAR OLD 
Ícone da marca CHIVAS, é um dos uísques mais premiados e vendidos em todo o mundo. Produzido a partir da combinação perfeita de uísques envelhecidos em barris de carvalho por no mínimo 12 anos, seu sabor é rico e frutado. Perfeito para ser degustado puro, com gelo ou em coquetéis exclusivos. Seu aroma é uma infusão aromática de ervas selvagens, urzes, mel e frutas silvestres. Arredondado e cremoso no paladar, este uísque explode com o sabor de maçãs, com a doçura do mel, notas de baunilha, avelã e caramelo. 
CHIVAS REGAL GOLD SIGNATURE 18 YEAR OLD 
Lançado em 1997, é o uísque super premium mais vendido no mundo, com mais de 2.5 milhões de garrafas comercializada todos os anos. Envelhecido em barris de carvalho por 18 anos ou mais, é composto por um blend de alguns dos mais raros single maltes da Escócia. O resultado se nota ao primeiro gole: macio, complexo e com final longo e memorável. Complexo e rico, seu aroma possui toques de frutas secas, amêndoas, caramelo e chocolate escuro. O sabor: notas florais com um leve toque esfumaçado doce e amadeirado, com uma aveludada sensação de chocolate escuro. 
CHIVAS REGAL 25 YEAR OLD Foi o primeiro uísque de luxo do mundo. Lançado originalmente em 1909 foi relançado em 2007 preservando a tradição e a qualidade excepcional dos uísques CHIVAS REGAL. Este uísque é um blend único que reúne os melhores uísques envelhecidos por no mínimo 25 anos, produzido apenas em quantidades limitadas. Criado pelo Master Blender Colin Scott, este luxuoso uísque foi lançado no dia 28 de setembro em um evento realizado na Biblioteca Pública de Nova Iorque (New York Public Library), e prestigiado por uma diversidade de estrelas de cinema como Julianne Moore, Lucy Liu, Diana Krall e Daniel Wu. Cada garrafa, numerada individualmente, reflete a qualidade incomparável e o legado do líquido dourado que traz em seu interior, com notas suaves de apricot e pêssego. O uísque fez sua estréia em cidades cosmopolitas de 30 países espalhados pelo mundo, dentre eles o Brasil, que foi o único da América Latina a receber o produto, vendido por um preço médio de R$ 1.000 a garrafa. 
CHIVAS REGAL ROYAL SALUTE 
Lançado no dia 2 de junho de 1953 para comemorar a coroação da Rainha Elisabeth II da Inglaterra, o Royal Salute, foi apresentado em uma embalagem de porcelana e já nasceu como uma mistura dos melhores uísques produzidos na Escócia. Este uísque é uma rara combinação de maltes envelhecidos 21 anos em barris de carvalho. 
CHIVAS REGAL ROYAL SALUTE 50 YEAR OLD Este uísque envelhecido 50 anos foi lançado em 2003 para comemorar os cinqüenta anos de coroação da Rainha Elizabeth. Cada garrafa chega a custar US$ 10.000. 
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O nome 
O nome CHIVAS vem, provavelmente, da palavra gaélica Eimh (pronuncia-se Sheive), que significa “lugar estreito”. Seimhas ou Schivas era como se chamavam as famílias que viviam perto do rio Ythan, de margens estreitas. Depois de algumas alterações, as famílias passaram a serem conhecidas como CHIVAS. 
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Campanhas que fizeram história 
Desde 2003, a marca CHIVAS vem passando por uma revitalização de sua imagem, iniciada com o lançamento da campanha global “This is the Chivas Life”, a qual enfatizava os bons momentos da vida compartilhados com os amigos, especialmente quando se aproveita para tomar um uísque suave e de alta qualidade como CHIVAS REGAL. A campanha, composta por comerciais de televisão, mídia impressa e externa, promovia, acima de tudo, um apetite exuberante pela vida com experiências extraordinárias em lugares fantásticos. 
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Recentemente, em 2009, com investimento de 50 milhões, a marca lançou a campanha “Live with Chivalry” e levantou manifesto que busca resgatar valores nobres entre a sociedade como honra, cavalheirismo e amizade, que ficaram esquecidos nas últimas décadas. A nova plataforma de comunicação global do uísque Super Premium foi inspirada em uma pesquisa comportamental que a marca realizou em 17 países. A marca também possui forte relação com a música, que começou na década em 1990 com o patrocínio da turnê mundial de Frank Sinatra. Nos anos seguintes patrocinou nomes de peso no segmento musical como The Black Eyed Peas, Robbie Williams e Christina Aguilera.
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Dados corporativos ● Origem: Escócia ● Fundação: 1801 ● Fundador: James Chivas e Charles Stewart ● Sede mundial: Paisley, Escócia 
● Proprietário da marca: Pernod Ricard S.A. 
● Capital aberto: Não (subsidiária) 
● Chairman: Patrick Ricard (Pernod Ricard) 
● CEO: Christian Porta 
● Faturamento: US$ 1.5 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado ● Destilarias: ● Vendas globais: + 36 milhões de garrafas 
● Presença global: + 150 países ● Presença no Brasil: Sim ● Funcionários: 1.500 ● Segmento: Bebidas alcoólicas ● Principais produtos: Uísques 
● Slogan: Live with Chivalry. 
● Website: www.chivas.com 
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A marca no mundo 
Os uísques da CHIVAS, marca mais valiosa da francesa Pernod Ricard, são produzidos em apenas três destilarias (Strathisla, Speyside e Scotland) localizadas na Escócia, e vendidos em mais de 150 países ao redor do mundo. Na categoria de uísques envelhecidos 12 anos, CHIVAS é um dos mais vendidos do mundo com mais de 36 milhões de garrafas (mais de uma a cada segundo) comercializadas anualmente, ocupando a posição de oitava maior marca de destilados do planeta. O uísque é a terceira bebida mais vendida no setor de varejo e de viagens (aeroportos).
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Você sabia? 
 Anualmente a marca CHIVAS investe mais de US$ 90 milhões em marketing e propaganda. 
 Atualmente, Colin Scott é o máster blend da CHIVAS BROTHERS, um maestro de apurado olfato e muitos anos de experiência no assunto. 
Última atualização em 23/3/2011



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