segunda-feira, 26 de março de 2012

Programe-se: A Hora do Planeta, aproveite este momento!


São Paulo ficará às escuras, mas não é apagão, fim do mundo ou invasão alienígena,rs. Não, nada disso! Trata-se da Hora do Planeta, que acontecerá das 20h30 às 21h30 (hora local) do sábado, dia 31 de março. Conhecido internacionalmente como Earth Hour, o movimento tem dimensões globais e seu principal objetivo é lembrar a importância das questões ambientais para a saúde do planeta .

A capital paulistana adere ao movimento desde 2009. Durante essa uma hora as luzes de monumentos ícone da cidade são desligadas e para dar ainda mais força ao manifesto o ideal é que os moradores da cidade também apaguem as luzes e aparelhos eletrônicos de suas casas.

Até agora mais de 30 cidades brasileiras já formalizaram sua adesão à Hora do Planeta. Em todo o mundo já são 3.800 cidades, em 131 países, entre as quais, Délhi, Mumbai, Buenos Aires, Moscou, Teerã, Istambul e Londres. A idéia é que nessa uma hora as pessoas reflitam sobre o custo que essa energia tem ao planeta e tenham uma pequena amostra de como seria viver sem ela.
Aos casais
Casais podem ter um jantar romântico. Abra aquele vinho especial. Crie um ambiente romântico. As velas substituirão as luzes com todo o romantismo que um encontro especial precisa ter. Outra boa opção é sair para ver as estrelas, que quase sempre passam despercebidas em meio aos múltiplos afazeres, principalmente para as pessoas que moram nas grandes cidades. O romantismo não está fora de moda e essa uma hora é um bom pretexto para comprovar isso.
Aos aventureiros
Os adultos também podem aproveitar para relembrar os tempos de criança. Juntar a parte infantil da família, e até aqueles que já são crescidinhos, pode render boas brincadeiras. Uma das mais adequadas para o momento é teatro de sombras, que necessita de apenas uma vela e muita criatividade. Se a turma for mais aventureira e gostar de adrenalina o tempo pode ser ocupado com boas estórias de terror. O escuro traz um pouco de “veracidade” e deixará a conversa ainda mais emocionante. Para quem gosta de jogos a ONG WWF criou um joquinho para esse momento, baixe aqui.
Aos ocupados
Para as pessoas que vivem sempre na correria e quase não têm tempo de pensar em outra coisa que não seja o trabalho, essa pode ser a “hora da liberdade”. O ideal é deixar, mesmo que momentaneamente, os problemas de lado e pensar em coisas boas, meditar ou simplesmente fazer nada, como se estivesse em outra realidade.
Aos preguiçosos
Aos mais tranquilos, essa pode ser também uma desculpa para ganhar um tempinho a mais de sono. Mesmo que esse já seja um hábito comum, descansar nunca é demais. Se o sono não vier, pode ser simplesmente um período de reflexão e oportunidade de deixar os pensamentos soltos, sem preocupação alguma.
Aos amigos
A Hora do Planeta também pode ser ótima para fortalecer amizades. Juntar os amigos fazer uma fogueira, comer aperitivos, compartilhar uma bela bebida, contar piadas ou somente para bater papo. Isso é certamente sinônimo de diversão e muitas risadas, que devem durar por muito mais que uma hora.
Aos Zen's
Pratique Yoga! Faça um meditação em grupo. Ou Vá para a janela e veja as outras pessoas apagando suas luzes e saiba que você não está sozinho quando se trata de cuidar do mundo, mesmo que estejamos em minoria.Reflita sobre outras formas de cuidar do mundo e continue tratando bem dele. Faça a sua parte, independentemente do fato do seu vizinho fazer ou não a dele.

A todos
Não importa como esse tempo é preenchido, mas sim o significado que a mobilização tem e como ela coopera para mudanças de atitude e com o futuro da própria humanidade. Por isso, quanto mais pessoas participarem melhores serão os resultados para todos.



Confira o vídeo e participe:

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário