quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Harmonização Vinho Colheita Tardia & Bolo de Amêndoas



Bolo encharcado de laranja, amêndoa e canela

Serve: 15 porções Tempo de preparo: 10 minutos + 40 minutos no forno Ideal para fazer na véspera

Ingredientes: 8 ovos 1 xícara (chá) de açúcar
1 ¾ de xícara (chá) de farinha de amêndoas
(200g) raspas de 2 laranjas grandes
2 colheres (chá) de canela em pó
manteiga e farinha de trigo para untar e polvilha a fôrma

Modo de preparo
1. Com manteiga, unte uma fôrma redonda média, de preferência com aro removível (sem furo no meio). Polvilhe com farinha de trigo e retire o excesso. Preaqueça o forno a 180 oC (temperatura média).
2. Separe as gemas das claras. Coloque as claras na tigela grande da batedeira, e as gemas em outra tigela grande, onde caibam todos os ingredientes.
3. Junte o açúcar, a canela e as raspas de laranja às gemas e misture muito bem com uma colher ou com um batedor de arame. Por último, misture a farinha de amêndoas.
4. Na batedeira, bata as claras em neve, até que fiquem firmes. Retire e misture apenas 1/3 delas às gemas. Com uma colher, mexa bem. Junte o restante das claras e incorpore com uma espátula. Faça movimentos circulares, de baixo para cima, delicadamente, mas sem demora. O bolo não leva fermento, então, será justamente o ar das claras em neve que dará leveza à massa, sacou? Não queremos tirar todo o ar delas, mexendo loucamente a mistura!
5. Transfira a massa do bolo para a fôrma preparada e leve ao forno para assar por 30 a 40 minutos (cada forno é um forno). Use o truque do palito para saber se a massa já está assada.
6. Retire do forno e espere esfriar, antes de desenformar. Depois de uns 10 minutos, passe uma faca redonda na lateral, entre a fôrma de o bolo, e abra o aro. Mas ainda não retire o bolo do fundo da fôrma. (Caso você tenha feito numa fôrma comum, espere ele esfriar bem antes de virar, a massa é delicada e pode quebrar.)

Para a calda e montagem
2 xícaras (chá) de suco de laranja fresco
1 xícara (chá) de açúcar
1 laranja cortada em gomos

Modo de preparo
1. Enquanto o bolo assa, faça um suco e meça 2 xícaras. Numa panela, leve ao fogo médio. Quando começar a ferver, desligue. Junte o açúcar e misture bem, até que tenha dissolvido. 2. Quando o bolo tiver esfriado, com cuidado, retire da fôrma e transfira para um prato de bolo fundo. Com muita paciência, vá regando toda a calda sobre a massa e nas laterais. Dê intervalos para que o bolo possa absorver a calda. Ele vai ficar encharcado, é assim mesmo. Depois de algumas horas, a massa terá sugado toda a calda. Se quiser, decore com gominhos de laranja. Totalmente opcional. Prepare-se para experimentar o bolo.

Harmonização com Carmen Late Harvest Moscatel

Este delicioso vinho de sobremesa é elaborado com uvas Moscatel plantadas em uma parcela de excepcional localização no Valle del Limarí, com condições perfeitas para o desenvolvimento das uvas. Combina notas de frutas maduras e mel com uma ótima acidez, que deixa o vinho muito equilibrado. Um verdadeiro achado!
Produtor: Viña Carmen
País: Chile
Região: Chile
Tipo: Branco Doce
Vinhedos: Vinhedos próprios localizados na região de Limarí com condições apropriadas para a maturação do Moscatel. Rendimento limitado. Colheita manual.
Combinações: Queijos fortes, sobremesas elaboradas sem chocolate e tortas de frutas.

Fonte: http://priscilamedeiros.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário