sábado, 3 de setembro de 2011

Dica de Filme: Sideways


Sinopse: Miles Raymond é um homem depressivo, que tenta se tornar um escritor. Miles é fascinado por vinhos e decide dar como presente a Jack, seu melhor amigo, uma viagem pelas vinículas do Vale de Santa Inez, na California. Eles partem juntos na viagem, se envolvendo com duas mulheres. Jack conhece Stephanie, a funcionária de uma vinícola local, que faz com que ele queira anular seu casamento. Já Miles se interessa por Maya, uma garçonete que tem o mesmo apreço por vinho que ele.

Trailer

Cena do filme Sideways

Cena do filme Sideways


"Sideways" desvia rota da uva na Califórnia


A primeira região vinícola que vinha à cabeça quando o destino é a Califórnia era Napa Valley, no norte do Estado. Desde o sucesso do filme "Sideways - Entre Umas e Outras", ganhador do Oscar de melhor roteiro adaptado deste ano, houve um desvio de rota rumo ao sul. Agora é a vez do bucólico vale de Santa Ynez, no sul do Estado, a 45 minutos de Santa Barbara e a duas horas de Los Angeles. As taxas de ocupação dos hotéis nunca foram tão altas, e as salas de degustação registram um aumento de até 40% no movimento, segundo o escritório de turismo de Santa Barbara.

Muito menos conhecida que Napa, a região inebria-se com o resultado da película, que conta a história de dois amigos que passam uma semana entre Buellton, Lompoc, Los Olivos e Solvang para comemorar a despedida de solteiro de um deles. A dupla toma muito vinho, dirige em estradas margeadas por plantações de uva e se diverte entre um trago e outro em salas de degustação e piqueniques cercados de videiras.

Cerca de 60 delas se espalham pelo vale de Santa Ynez.

O sucesso do filme fez que o Santa Barbara Convention & Visitors Bureau --escritório de turismo da cidade-- elaborasse um mapa para que enoturistas, cinéfilos ou simples turistas curiosos pudessem percorrer os rastros dos dois personagens de "Sideways", os amigos Miles e Jack.

No mapa, estão listados endereços de 18 locações do filme. Foram impressos 10 mil deles com a estréia do filme em outubro de 2004. O mapa se esgotou em um mês. Uma segunda leva de 30 mil foi impressa, e a terceira, de mais 30 mil mapas, está a caminho. Além disso, mais de 15 mil pessoas baixaram o mapa do site www.santabarbaraCA.com.

"O filme foi maravilhoso para a indústria de vinho em geral. Esperamos que Napa e outras regiões vinícolas da Califórnia compartilhem o sucesso e o aumento do enoturismo", disse à Folha a porta-voz do escritório de turismo de Santa Barbara, Shannon Turner Brooks. "Acreditávamos que o filme seria um sucesso baseado nos outros filmes de Alexander Payne, mas não podíamos imaginar que o sucesso seria tão grande", completa Brooks.

Com o êxito do filme, os comerciantes estão oferecendo pacotes "Sideways". Os hóspedes do Wine Valley Inn & Cottages, em Solvang, recebem um certificado por terem comido no restaurante dinamarquês e por tomar vinho da vinícola Firestone, dois lugares pelos quais a dupla passou.

Na vinícola Sanford, os clientes reconhecem Chris Burroughs, o gerente da sala de degustação que estava na cena na qual ele e Miles, o apreciador de vinhos do filme, ensinam o novato Jack sobre as sutilezas da bebida.

As paredes do restaurante Hitching Post 2º, em Buellton, onde trabalha Maya, a outra aficionada por vinho por quem Miles se apaixona, estão enfeitadas com cartazes do filme e uma enorme garrafa de vinho assinada pelo elenco.

As reservas no restaurante triplicaram. "A atenção que estamos recebendo é incrível", diz Frank Ostini, proprietário do estabelecimento. Há bastante tempo, o local, conhecido por seus grelhados --incluindo um bife de avestruz e por produzir o próprio vinho--, é um dos preferidos dos moradores de Buellton. Agora, ele está sendo descoberto por um novo público.

Além da degustação de vinho, a área tem outras atrações. Dois terços da população de Solvang é de ascendência dinamarquesa. Assim, loucos por compra irão se embriagar com as muitas lojas que vendem porcelana dinamarquesa e com as delicatessen que comercializam especialidades escandinavas.

Jogadores podem passar um tempo no cassino Chumash Indian em Santa Ynez. Ali mesmo há uma das 21 missões da Califórnia. A de Santa Barbara, fundada em 1786 pelo padre Junípero Serra, é considerada a "rainha das Missões", por ser uma das mais belas.

Indicação do Filme:
Château Petrus é o vinho mais afamado da região de Pomerol e do mundo. O seu nome provém de São Pedro, que aparece ilustrado nos rótulos das garrafas segurando as chaves do Château.
Este monumental Pomerol é um dos vintages de maior longevidade: entre 30 a 40 anos de duração a manter toda a sua harmonia.
Um dos maiores vinhos de renome do Planeta.

Fontes:
http://www.cinepop.com.br/
http://www1.folha.uol.com.br/
http://orfadaofelia.wordpress.com/
http://www.tempomoderno.net/
amadeudeprado.wordpress.com
http://www.imdb.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário