quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Harmonização: Lagostim & Angelica Zapata


“Quem quiser vatapá, que procure fazer. Primeiro o fubá, depois o dendê, procure uma nega baiana.

Que saiba mexer”. Este trecho da música Vatapá, de Dorival Caymmi, é a predileta da jovem Morena Leite e uma das que ilustra o seu livro Sons e Sabores.

Parece que a canção foi feita especialmente para a chef de 25 anos. Morena sabe como ninguém a verdadeira essência desta receita como também da culinária baiana. Desde pequena ajudava os pais na cozinha da Pousada Capim Santo, localizada em Trancoso (BA). Mas só depois de uma viagem de estudos pela Inglaterra decidiu seguir sua verdadeira vocação.

Para aprimorar seus conhecimentos culinários, Morena fez como muitos chefs da nova geração. Foi à França estudar na renomada instituição Le Cordon Bleu e voltou cheia de idéias e planos. Desde que assumiu o comando da cozinha do Capim Santo de São Paulo, ela coloca em prática as técnicas que aprendeu durante a sua temporada em Paris.

Morena não pára um minuto. Se não está na cozinha de seu restaurante fazendo combinações inusitadas e exóticas da culinária contemporânea brasileira, como o Sagu com Morango, pode ser vista organizando eventos para uma respeitada lista de clientes.

Quando reserva parte de seu tempo para o lazer, gosta de ouvir música, principalmente MPB, além de uma boa conversa com os amigos ao redor da mesa.

Vila Sabor: Por que decidiu seguir a gastronomia somente quando foi à Europa?

Morena Leite: Eu nasci praticamente dentro de uma cozinha. Mesmo aprendendo muita coisa dentro da pousada junto com meus pais, cheguei a pensar em fazer Jornalismo ou Relações Internacionais. Quando completei 15 anos, passei uma temporada na Inglaterra na casa de uma chef de cozinha que fazia verdadeiras maravilhas. Lá, percebi qual carreira gostaria de seguir.

Lagostim com banana-da-terra e risoto de ervas



Ingredientes

Lagostim
12 lagostins grandes (cerca de 1 kg) descascados e apenas com a cauda
Sal e pimenta-do-reino
Suco de 1 limão
200 ml de azeite
2 bananas-da-terra (bem maduras)

Risoto de ervas
2 colheres (sopa) de alho picado
5 colheres (sopa) de manteiga
1 xícara de cebola picada
240 g de arroz arbóreo
Sal e pimenta-do-reino
400 ml de vinho branco
2 l de caldo de legumes quente
120 g de salsinha e manjericão frescos picados

Modo de preparar

Lagostim: tempere os lagostins com sal, pimenta e limão. Passe-os na frigideira com um pouco do azeite, em fogo alto (1).Reserve. Corte as bananas em fatias finas no sentido do comprimento e frite-as no azeite restante. Em seguida, retire o excesso de azeite com papel-toalha. Enrole as bananas no lagostim grelhado (2) e reserve.

Risoto: doure o alho com a metade da manteiga, acrescente e refogue a cebola. Em seguida, junte o arroz, tempere com sal e pimenta e refogue, mexendo, por 1 minuto. Acrescente o vinho (3) e vá mexendo continuamente até a bebida evaporar. Adicione o caldo de legumes aos poucos, juntando mais à medida que o arroz absorve o líquido. Cozinhe, mexendo sempre, até que os grãos atinjam o ponto desejado, al dente e úmido. Leva cerca de 20 minutos. Junte a salsinha e o manjericão(4) e a manteiga restante. Apague o fogo, deixe o arroz descansar por 2 minutos e sirva com os lagostins (5).



Harmonização com Angelica Zapata Chardonnay


Angelica Zapata é o melhor Chardonnay de Catena produzido para o mercado interno argentino, onde é considerado o melhor branco do país. Incrivelmente concentrado e potente, possui uma textura redonda e macia, com um leve toque amanteigado. As uvas são dos magnífico vinhedos Adrianna e Gualtallary, de altitude elevada, resultando em uma grande amplitude térmica e um perfeito desenvolvimento das uvas.
Produtor: Catena Zapata
País: Argentina
Região: Mendoza
Tipo: Branco Seco
Maturação: Maturado 12 meses em barricas de carvalho francês.
Corpo: Encorpado
Combinações: Peixes, frutos do mar e bacalhau.

Fonte:
veja.abril.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário