sexta-feira, 23 de julho de 2010

Profissional de evento: Cinegrafista (videomaker)

Qual afinidade com o profissional devo ter?

“Se os noivos tiverem afinidade e uma sintonia legal com o profissional , isto ajudará muito a ter um bom resultado no vídeo , pois o cinegrafista do casamento será a pessoa que irá contar a história do casamento em filmagens e edições do esperado dia. O profissional tem que ter um feeling legal dos noivos , ter um briefing para montar seu roteiro e captar os detalhes dos noivos e do evento inteiro, e com isto que montará o video do casamento.

Dica: Marque mais de uma reunião com o profissional ou troque e-mails com ele, pois é sempre bom deixá-lo ciente do estilo de video e músicas que mais agrada. Quanto mais o profissional souber do casal, mais personalizado será o vídeo. Não esqueça de avisar: se você não gosta da câmera, ele captará as imagens mais longe não intimidando o casal, ou caso contrário, se você adora uma câmera e não vê a hora de filmar, ele saberá que pode estar mais próximo de vocês.”


O que devo perguntar sobre “Tecnologia”? Faz diferença?


“Pergunte sobre o equipamento e tecnologia que ele utiliza tanto para o dia do evento quanto para edição. Em relação à captura de áudio, o que ele utiliza para melhorar; caso ele utilize o áudio do evento, quais câmeras ele utiliza, e se a filmagem é em HDV ou somente em DV.

Com a nova tecnologia, as câmeras também são mais claras que as antigas, não precisando de holofotes e nem daquelas lâmpadas super fortes (conhecidas como ‘pau de fogo’, onde passa queima), com pouca iluminação já é possível fazer um vídeo bem legal.”

Hoje se fala muito que o BLU-RAY está substituindo o DVD (que é uma mídia de armazenamento). Qual a diferença? DVD ou BLU-RAY?

Capturas:

DV – Digital Video, resolução 720×480

HDV – High Definition Video, resolução de 1920×1080

RED-DC – Cinema Digital, resolução 4520 x 2540

Mídias de armazenamento:

DVD- Mídia de armazenamento que suporta vídeos de até 720×480, ou seja, o aparelho de reprodutor de DVD só irá transmitir 720×480;

BLU-RAY – Mídia de armazenamento que suporta vídeos de 1920×1080, ou seja, os aparelhos de BLU-RAY reproduzem imagens FULL HD (1920×1080)

Algumas resoluções: Observe a diferença comparando a DVD laranja com a HDTV (FULL HD) azul.



Dica: Então, se você casou, e ganhou aquela TV de 52″ FULL HD dos padrinhos, você só conseguirá obter a resolução máxima, se você tiver um aparelho de BLU-RAY, não que o DVD fique ruim, mas o BLU-RAY vai ser muito melhor. A tecnologia hoje no Brasil ainda não é muito acessível em relação a valores, tanto para assistir, quanto para trabalhar. As câmeras HDV são absurdamente caras e a ilha de edição ainda mais, então por isso os filmes em BLU-RAY custam mais, e com certeza os vídeos de casamento se tornam mais caros que os de DVDs convencionais.”

Vídeo tradicional, jornalismo ou cinematográfico, tem diferença?


“Sim, e muita. Vídeo, hoje em dia, se fala muito nas edições antigas onde os profissionais não tinham muito para onde correr, e entregavam aqueles vídeos de 2 horas e meia onde mostravam todos comendo e com aquele áudio chiado. Péssimo, não é? Hoje, com a tecnologia avançada, as ilhas de edições se superaram bastante, e os profissionais já começaram a estudar os novos equipamentos e técnicas e se especializarem mais.

-Vídeo Tradicional: São aqueles mais demorados onde não tem muita edição, o videomaker faz imagens sem muito tratamento (mais cruas), com o objetivo de passar todas as imagens do casamento.

-Vídeo Jornalismo: É o vídeo mais falado hoje em dia, onde são bem editados, no qual videomakers fazem imagens mais dinâmicas e com movimentos diferenciados dos tradicionais e cinematográficos. Sempre acompanha músicas da atualidade, utiliza pouco áudio do casamento, trabalhada com cores e PB (preto e branco), faz efeitos especiais diferentes do comum, alguns dependem do estilo do profissional, como se fosse a cobertura jornalística do seu casamento.

-Video Cinematográfico: Este é mais difícil de se ver, pois o investimento é muito alto. Feito a partir de três videomakers, utiliza equipamento de cinema como Stendycan e Gruas, as imagens são totalmente diferentes, mais paradas e calmas, poucos movimentos para imagens mais delicadas, utiliza músicas e efeitos sonoros de filme, as imagens são tratadas por cores e não por efeitos especiais, tem cuidado com o áudio, contém um roteiro totalmente diferente, onde o foco principal é passar a ideia de um filme de casamento ou trailer, dependendo do que você contratar.

Dica: Veja qual tipo de vídeo agrada mais, qual faz mais seu estilo, faça uma reunião com o profissional e tire suas dúvidas.”

Devo contratar do mesmo lugar? Faz diferença?

“Se tiver os dois serviços, é uma ótima ideia contratar da mesma empresa, pois os profissionais já estão acostumados a trabalharem juntos, não atrapalhando um ao outro. Mas não é uma regra, pode sim contratar diferentes serviços de diferentes empresas, desde que você marque uma reunião para apresentação dos profissionais, para que haja concordância entre eles.

Dica: Pergunte se o profissional já trabalhou com diferentes equipes, e se ele indica alguma, caso não tenha o serviço contratado. É sempre bom ter sintonia no trabalho.”

Algumas Dicas para escolher um Videomaker para seu casamento.

Palavras ditas por Fernando Federice – cinegrafista da empresa Edu Federice Foto e Filme.

www.edufederice.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário